sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PALAVRA DE DEUS - O ENCONTRO DO HOMEM COM DEUS

PALAVRA DE DEUS - O ENCONTRO DO HOMEM COM DEUS
Setembro, mês da Bíblia


Ao logo dos séculos, Deus se deixa encontrar pelo homem através de Sua Palavra, que manifesta a Sua santidade, poder, compaixão e amor por cada um de nós. A Bíblia contém a Palavra de Deus que, em leitura inspirada pelo Espírito Santo, nos leva a uma comunicação maior com o Autor da vida.

Segue trechos do livro Discípulos e Servidores da palavra de Deus na missão da Igreja. E, entenda-se, a Igreja somos cada um de nós.


DEI VERBUM – VERBUM DOMINI – DISCÍPULOS E SERVIDORES...

A Palavra de Deus não se revela para instruir a respeito de realidades sobrenaturais, mas para comunicar a salvação na forma de um encontro: Deus entra em diálogo com o ser humano.


Deus se dá a conhecer no diálogo que revela o amor entre as pessoas divinas.  Ele nos convida a participar desse diálogo e entrar em comunhão com ele.

A Palavra de Deus está viva e atuante hoje na comunidade eclesial. Deus continua a falar aos seus filhos em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Vale-se da comunidade dos fiéis que celebra a liturgia, para que a sua Palavra se propague e seja conhecida, e seu nome seja louvado por todas as nações.

·         Concede-nos a Comunhão com o Pai e com Jesus Cristo, na graça do Espírito Santo.
·         É o Espírito Santo o intérprete amoroso da Palavra.
·         “Não é possível uma compreensão autêntica da revelação cristã fora da ação do Paráclito” (VD, 15)

A Palavra de Deus é um “acontecimento” através do qual o próprio Deus entra no mundo, age, cria, intervém na História do seu povo para orientar sua  Caminhada. “Ela é como a chuva e a neve que descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e o pão ao que come. Ela não torna a ele sem ter produzido fruto e sem ter cumprido a sua vontade”. Ela é poder e força criadora de Deus que se dirige pessoalmente a cada um, hoje. Nesta perspectiva, as celebrações da Palavra, sob a ação do Espírito Santo, se constituem em memória reveladora dos acontecimentos maravilhosos da salvação. O testemunho de vida do próprio ministro da Palavra tem sua importância.

Mais que revelação do amor de Deus, a Palavra é seu fundamento:
Antes do princípio de tudo pela Palavra criadora, “Ela já existia” (Jo 1,1), e “tudo o que foi feito foi feto por meio dela” (Jo 1,3)

No meio da sinfonia, a determinado ponto, um “solo”. A melodia é confiada a um só instrumento, uma única voz. Este “solo” é Jesus. (Sinfonia clássica: três movimentos – sua pré-existência, sua encarnação e seu retorno ao Pai).

MEMÓRIA E PRESENÇA DE JESUS CRISTO

A Palavra de Deus indica “a pessoa de Jesus Cristo”, “Filho Eterno do Pai feito homem”, “Palavra definitiva do Pai”.

·         A fé cristã não é uma “religião do Livro” mas da Palavra de Deus, não uma palavra escrita e muda, mas do verbo encarnado e vivo”. (São Bernardo)
·         Não há diferença entre crer no que Jesus “diz”, e o que Ele é. Não se trata de aderir às ideias de Jesus, mas à sua pessoa.
·         “É Cristo mesmo quem fala quando se leem as Sagradas Escrituras”. (SC, 7)
Pão e Palavra.
·         De modo especial quando, na Celebração Eucarística, Cristo nos alimenta com sua Palavra e seu Corpo.
·         Pão Eucarístico e Palavra: a Igreja estabeleceu que se tributasse a mesma veneração, embora não o mesmo culto. (VD,55)

O centro e a plenitude de toda a Escritura e de toda a celebração litúrgica é Jesus Cristo, palavra e sinal do amor com que Deus intervém e age para salvar seu povo: presença divina ativa entre nós.19 Ele é uma presença contínua na Igreja através da Eucaristia e dos demais sacramentos, da assembleia e do ministro, da Palavra proclamada e da oração comunitária. “Onde se proclama a sua soberania aí está o Senhor presente”, e, realizando o mistério da salvação, nos santifica e presta ao Pai o culto perfeito. A liturgia é a celebração da obra salvífica de Cristo. É ele quem realiza o projeto do Pai.

Na proclamação da Palavra, Cristo continua falando a seu povo, como profeta e sacerdote . Os fiéis, escutando a Palavra de Deus, reconhecem que as maravilhas, ali anunciadas, atingem a plenitude no mistério pascal. A exemplo das comunidades primitivas, os irmãos reunidos para a escuta da Palavra na celebração fazem a experiência da presença viva do Ressuscitado. Pois, também, através da celebração da Palavra de Deus, faz-se memória do mistério pascal de Cristo morto e ressuscitado.


IGREJA = CASA DA PALAVRA

Assim como a Eucaristia é um ato eclesial, assim também deve ser a Palavra: é na Igreja, e somente na fé eclesial que se torna possível realizar-se a autêntica interpretação da Sagrada Escritura.

AÇÃO SIMBÓLICA

Deus e a pessoa humana exprimem suas relações, através de sinais, símbolos e objetos. A celebração da Palavra, como toda a celebração litúrgica, se faz com “sinais sensíveis”. A participação do povo no acontecimento celebrado expressa-se com palavras, gestos, ações e ritos. A expressão simbólica da celebração “exprime e estimula os pensamentos e os sentimentos dos participantes”. O gesto corporal revela a fé e a comunhão. Os discípulos, ao verem o Senhor, “prostraram-se diante dele”. “O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo”.

A Palavra de Deus na liturgia é sinal celebrativo. É sinal enquanto contém e expressa a realidade da salvação. Ela proporciona o encontro da comunidade com o próprio Deus que se comunica e se faz presente em Jesus Cristo.

A ESCUTA DA PALAVRA GERA VIDA NOVA

Quando Deus comunica a sua Palavra, sempre espera uma resposta, que consiste em escutar e adorar “em Espírito e Verdade”. O Espírito Santo age para que a resposta seja eficaz, para que se manifeste na vida o que se escuta na ação litúrgica. Assim, procurem os fiéis, que aquilo que celebram na liturgia seja uma realidade em sua vida e costumes e, inversamente, o que fizerem em sua vida se reflita na liturgia.

A escuta da Palavra suscita o arrependimento e estimula à conversão. “A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas”. Ela põe em crise as situações erradas, provoca uma revisão, suscita o compromisso. “Senhor, eis que eu dou a metade de meus bens aos pobres, e se defraudei a alguém, restituo-lhe o quádruplo”.

As celebrações da Palavra de Deus atuam e frutificam à medida que há uma resposta de vida de fé, de esperança e de caridade da parte dos que escutam. A resposta de fé supõe explicação e compreensão da Palavra. “Como é que vou entender se ninguém me explicar”? Daí se pode entender a necessidade do estudo da Sagrada Escritura, a ser planejado de maneira correspondente às necessidades das pastorais e da pastoral de conjunto.

Apoiando-se na Palavra de Deus, as pessoas se tornam mais solidárias e fazem dos momentos celebrativos um encontro festivo e comprometido com o próprio Deus da vida, que é Palavra que ama, salva, transforma e liberta.


“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”. (Ap 3,20)

BUSCA E ENCONTRO

Deus não só fala ao ser humano, também o busca. O ponto culminante dessa busca é a Encarnação do Verbo. Não seríamos capazes de busca-lo, “se ele mesmo não tivesse já vindo ao nosso encontro”. (Porta Fidei, 10)
A ponte que permite o encontro entre Deus que busca e o ser humano que se deixa encontrar é a FÉ.

RELAÇÃO ENTRE A PALAVRA DE DEUS E A EUCARISTIA

A Igreja cresce e se edifica ao escutar a Palavra de Deus e ao celebrar a eucaristia como memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo, até que ele venha. A Palavra de Deus proclamada conduz à plenitude do mistério pascal de Cristo crucificado e ressuscitado. Com efeito, o mistério pascal de Cristo, anunciado nas leituras e na homilia, realiza-se por meio da Eucaristia.

“A Igreja alimenta-se com o Pão da Vida na mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo”. “Na Palavra de Deus se anuncia a aliança divina e na Eucaristia se renova esta mesma aliança nova e eterna. Na Palavra recorda-se a história da salvação, na Eucaristia a mesma história se expressa por meio de sinais sacramentais”. Portanto, a Palavra conduz à Eucaristia. Se, por um lado, a Palavra encontra sua realização na Eucaristia, por outro a Eucaristia tem seu fundamento na Palavra.


O “OUTRO” E OS OUTROS

Para aquele que crê, a leitura da Escritura é o início de um êxodo de si mesmo, para ir ao encontro do Outro. Da experiência de comunhão com o Outro, nasce o desejo de partilhar o amor vivenciado com “os outros”, para com eles também criar comunhão.
Cristo é o perfeito “Sacramento do Encontro”. Encarna-se não somente para revelar-se, mas também para “revelar o homem ao homem”. (Gaudium et Spes, 22)

A PALAVRA E O DISCIPULADO:

Exemplos significativos de encontro são os relatos da vocação dos primeiros discípulos:
- Não existe discípulo sem que o Senhor lhe tenha dirigido a palavra e ela tenha encontrado resposta. “Seu chamado, seu olhar despertam uma resposta consciente e livre. É um sim que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida.” (DAp, 136)

Hoje também, A Iniciativa continua sendo do Senhor, que nos convida a “estar com ele” (Mc 3,14) .

Hoje também

A Palavra de Deus hoje está presente conosco, como o Senhor nos prometeu:

 “Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20)

Da compreensão da Revelação como “encontro do Deus que fala” e do “ser humano que escuta”, por intermédio de Jesus Cristo, Sacramento deste encontro, nasce o desejo apostólico de uma animação bíblica da Pastoral.

O ESTUDO DO SENTIDO LITERAL DA ESCRITURA.

“É o fundamento de todos os sentidos (São Tomás de Aquino)” - São o “espelho de uma época” ainda que a transcenda.  

O sentido literal nos preserva de uma leitura fundamentalista ou ideológica.

·         O fundamentalista: Identifica a letra com a Palavra - “aprisiona” a palavra (cf 2Tm 2,9) - Recusa o caráter histórico da revelação.
·         O ideológico: Projeta sobre o escrito bíblico opiniões ou ideologias novas - Não é um ouvinte da Palavra, mas indica o que ela deve dizer.

O SILÊNCIO

O Silêncio Favorece a escuta (comunhão com a Palavra). No silêncio se descobre a possibilidade de falar com Deus e de Deus.

“Temos necessidade do silêncio para chegar ao ponto onde nasce a Palavra redentora” (Bento XVI)

“ESPIRITUALIDADE DA ESCUTA”

·         A escuta é a dimensão por excelência da Espiritualidade bíblica.
·         “Escuta, Israel (Dt 6,4-5)
·          Ouvir (é físico/externo) -  Escutar (abertura do coração)

LEITURA ORANTE

A Verbum Domini deu grande ênfase nos pequenos e grandes encontros, seja valorizado esse exercício de leitura da Palavra.

·         Lectio Divina (1-Leitura, 2-Meditação, 3- oração e contemplação, 4- ação)
·         “A base de toda a espiritualidade cristã autêntica e viva, está a Palavra de Deus, anunciada, acolhida, celebrada e meditada na Igreja”. (VD 121)
·         Quando a Palavra de Deus entra na vida das pessoas, tornam-se testemunhas corajosas.
·         A própria vida se converte em mensagem que transforma o mundo ao seu redor.
·         A relação frequente e comprometida com a Palavra de Deus leva à conversão pessoal.

DIÁLOGO ECUMÊNICO

·         Se os cristãos se dividiram pela interpretação da Palavra, ao redor dela poderão se reencontrar.
·         Orar com a Palavra, ouvir juntos, a Palavra.
·         Superar nossa surdez àquelas palavras que não estão de acordo com nossas opiniões, para alcançar a unidade da fé.

CONCLUSÃO

Vivemos, novo Pentecostes. A vida e a missão da Igreja se iluminam com a Palavra, particularmente a Catequese, a Liturgia e o testemunho da caridade.

Maria, que teve a vida toda modelada pela Palavra, intercede por nós. Nós também podemos gerar Cristo pela escuta da Palavra. Que a intercessão de Maria nos faça crescer na fé, esperança e amor.

Fonte: Trechos dos documentos da CNBB – Discípulos e servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja.