quinta-feira, 30 de abril de 2015

RECONHECENDO MARIA NO PENTECOSTES À LUZ DO EVANGELHO



RECONHECENDO MARIA NO PENTECOSTES
 À LUZ DO EVANGELHO

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.[...] Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
(Atos dos Apóstolos 1,14/2,1-4)

De todos os que estavam no Cenáculo esperando o envio do Paráclito, somente a Virgem Maria já o conhecia. Claro, todos tiveram experiências, viveram com Cristo, viram o poder de Deus se manifestar. Mas uma experiência pessoal, eles não tiveram. Mas a Virgem Maria sim. O anjo Gabriel disse para Nossa Senhora: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.” (Lc 1,35). E de fato, o Espírito Santo desceu
sobre Ela, envolveu, a tomou por completo, e nossa Mãe querida se tornou cheia do Espírito Santo. Para gerar o Filho de Deus Ela se tornou a Esposa muito amada do Espírito Santo.

Onde Maria Santíssima está, aí também se encontra o Espírito Santo. Para entendermos o porquê a oração de Nossa Senhora atraiu de forma extraordinária o Espírito Santo naquele Cenáculo, nós podemos ler o que ocorreu com Santa Isabel quando a Virgem Maria lhe visitou:

Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e
saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!'”-  (Lc 1,39-45) –

Ora, apenas Nossa Senhora saudou Isabel, João Batista no seio de Isabel estremece de alegria, e a própria Isabel fica cheia do Espírito Santo. É isso o que acontece com quem se aproxima de Nossa Senhora: fica cheio do Espírito Santo e estremece de alegria. Exulta! E adora ao Deus uno e Trino! Por isso que no Cenáculo o Espírito Santo veio e tomou de conta de tudo. Deus Pai e Jesus enviaram o Santo Espírito que, não apenas com a presença de Sua Esposa com os Apóstolos, mas ouvindo clamor de Maria Santíssima, desceu e trasbordou. Todos foram queimados na sala do Cenáculo. Foram queimados pelo fogo do divino amor. Por isso é válido dizer que quem não faz como Isabel que bendisse Maria Santíssima, não está cheio do Espírito Santo. Pois quanto mais uma pessoa saúda Maria e lhe bendiz, mais Ela é cheia do Espírito Santo; e quanto mais ela é cheia do Espírito Santo, mais saúda Maria Santíssima e lhe bendiz.

Maria produziu, com o Espírito Santo, a maior maravilha que existiu e existirá – um Deus-homem; e ela produzirá, por conseguinte, as coisas mais admiráveis que hão de existir nos últimos tempos. A formação e educação dos grandes santos, que aparecerão no fim do mundo, lhe está reservada, pois só esta Virgem singular e milagrosa pode produzir, em união com o Espírito Santo, as obras, singulares e extraordinárias. Quando o Espírito Santo, seu esposo, a encontra numa alma, ele se apodera dessa alma, penetra-a com toda a plenitude, comunicando-se-lhe abundantemente e na medida em que lhe concede sua esposa; e uma das razões por que, hoje em dia, o Espírito Santo não opera, nas almas, maravilhas retumbantes, é não encontrar ele uma união bastante forte entre as almas e sua esposa fiel e inseparável.
São Luís Maria Grignion de Montfort - Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria nº 35 e 36

Fonte: Trechos/Católico Argrade