terça-feira, 15 de agosto de 2017

Abadia da Dormição de Nossa Senhora


A Abadia da Dormição no Monte Sion

No dia 15 de agosto católicos no mundo todo celebram a Festa da Assunção de Maria, comemorando a elevação da Virgem Maria aos Céus no fim da sua vida terrena. A festividade é conhecida pelas igrejas ortodoxas como Dormição (adormecer) do Theotokos, e esse também é o nome do santuário católico em Jerusalém que comemora o evento: a  Hagia Maria Sion ou Abadia da  Dormição. A sólida igreja beneditina, com seu alto campanário cupulado visível a partir de vários pontos na cidade, situa-se no Monte Sion. O monte era parte da cidade superior murada nos tempos antigos, mas hoje em dia se encontra fora das muralhas da Cidade Velha, perto do Portão de Sidão. Bem ao lado está o local venerado como a tumba do Rei Davi, e quase diretamente acima o Cenáculo - a Sala Superior onde Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos. Por causa da santidade especial do local, ele se tornou a localização de uma igreja judaico-cristã conhecida como Igreja dos Apóstolos.


No início do século V os cristãos bizantinos construíram ali a grande basílica de Hagia Sion (Santo Sion), destruída pelos persas em 614. No século XII os cruzados construíram uma igreja ainda maior chamada Santa Maria em Monte Sion (Nossa Senhora do Monte Sion), mas esta também foi destruída em 1187.  O local ficou abandonado até o final do século XIX, quando por iniciativa do Kaiser alemão Wilhelm II, a atual basílica foi construída e inaugurada em 1910.  

A Dormição é um destino popular tanto para peregrinos quanto para os residentes locais. Internamente, a basílica circular é incrível pela sua simplicidade e beleza.  No centro do seu abside semicircular há um mosaico de maria e do menino Jesus, com as figuras dos doze profetas abaixo deles. Em volta da igreja há seis capelas laterais decoradas por lindos mosaicos que descrevem cenas como Maria e o menino Jesus recebendo peregrinos, a árvore genealógica de Jesus, João Batista na margem do Rio Jordão, São Benedito - o fundador da ordem beneditina, e outros santos.

Duas escaleiras espirais descem para a cripta, uma sala redonda sustentada por pilares com uma escultura de Maria "adormecida" no centro. No teto acima dela está a figura de Jesus, como se estivesse zelando por ela, rodeado pelas grandes mulheres da bíblia: Eva, Miriã, Yael, Rute, Ester e Judite.  Atrás desta sala principal há várias outras capelas e outros altares doados por vários países.

Com Maria conhecida na tradição cristã como a "Filha de Sion" personificada, muito identificada com o povo de Israel, é adequado que o seu local de descanso seja preservado no Monte Sion, onde Jesus instituiu a eucaristia e onde o Espírito Santo descendeu sob os apóstolos no Pentecostes. As palavras do Papa Bento XVI nos ajuda a meditar sobre a assunção de Maria aos céus:

"Ao contemplar Maria na glória celeste, compreendemos que também para nós a terra não é a pátria definitiva e que, se vivermos voltados para os bens eternos, um dia partilharemos a sua mesma glória e também a terra se tornará mais bela."

(Papa Bento XVI, Audiência Geral em Castel Gandolfo, 16 de agosto de 2006)

Fonte: www.holyland-pilgrimage.org