FUNÇÕES DO ZELADOR

O Zelador da Capela Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe


O distintivo de todo Zelador pela Virgem Peregrina da Família é o amor por Maria, a Mãe de Deus.

Os Zeladores e Famílias afiliadas à Rede amam a Santíssima Virgem com um amor terno e filial, imitando-a em suas virtudes, especialmente a caridade, a humildade, a pureza e a obediência, pedindo-lhe o fervor e a perseverança em seu esforço de santificação e invocando sua ajuda maternal.

Os Zeladores e Famílias afiliadas à Rede vivem este amor por Maria, não como mero sentimentalismo, mas como um modo de imitar as virtudes d’Aquela que soube dizer “sim” à vontade de Deus, e soube manter esse “sim” ao longo de toda sua vida.

Ao rezar o terço, demonstramos nosso amor pela nossa Santíssima Mãe. Ela deve ser nossa mediadora diante de Deus. Através do Santo Terço contemplaremos a vida de nosso Senhor Jesus Cristo e quanto mais contemplarmos, mais lhe amaremos. 

No caminho espiritual do terço, baseado na contemplação ininterrupta do rosto de Cristo – na companhia de Maria - atingimos este exigente ideal de identificação com Ele, através de uma assiduidade que poderíamos chamar de “amistosa”. Esta assiduidade nos introduz naturalmente na vida de Cristo e nos faz “respirar” seus sentimentos.”
(João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, p.p. 16)

Os Zeladores e Famílias afiliadas à Rede buscam fomentar o amor a Santíssima Virgem através da reza do Santo Terço, como um dos meios  privilegiados e mais eficazes para aproximar as almas de Jesus Cristo e levar à plena comunhão com Ele.  

“Uma coisa está clara: se a repetição da Ave Maria se dirige diretamente a Maria, o ato de amor, com Ela e por Ela, se dirige a Jesus. A repetição favorece o desejo de uma identificação cada vez mais plena com Cristo, verdadeiro “programa” de vida cristã.
(João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, p.p. 29)

Convidar outras famílias a rezar o terço

Convidar outras famílias a rezar o Santo Terço demonstra nosso amor pelas almas. Uma alma não tem preço. O trabalho do zelador da Virgem Peregrina da Família terá valido à pena mesmo que apenas uma única alma transforme seu coração.

Ao aceitar o chamado amoroso de Maria para colaborar com Ela na salvação das almas, o Responsável se converte em um meio pelo qual Deus se utiliza para se comunicar com a humanidade. Ele será as mãos, os pés, os olhos, a mente e o coração de Maria. Através do Zelador, Ela quer salvar almas, quer que os homens possam sentir quanto os ama e como deseja que amem a seu Filho Jesus Cristo.

O Zelador deve valorizar o imenso amor que Cristo tem por cada alma e, seguindo seu exemplo, não medir esforços nem sacrifícios para conquistar almas para Cristo através de Maria, estando dispostos a dar a vida pela salvação de uma só alma.

Os Zeladores e Famílias afiliadas à Rede compreenderão que é impossível amar a Cristo e não amar os homens. Por isso, procurarão fazer com que seu amor a Cristo se concretize em uma entrega real e abnegada a serviço dos outros, sempre consciente de que a maior caridade é fazer com que os homens conheçam Deus e gozem de uma plena comunhão com Ele.

O zelo ardente pela salvação das almas há de levar o Zelador pela Virgem Peregrina da Família a viver em atitude militante, contemplativa e conquistadora, a ser fiel em suas relações com Deus e com os homens.

Deus chama cada Zelador  para que, com grande humildade e firme determinação guie as almas a exemplo de Cristo, o Bom Pastor que conhece suas ovelhas, lhes atrai, guia com seu exemplo e se entrega por elas.

Somente assim conseguiremos com a Virgem Peregrina da Família que muitos corações sejam transformados por Maria em Jesus.

O trabalho como Zelador

Compete ao zelador a responsabilidade de "zelar" pela capela, cuidando para que, a sua estrutura e materiais gráficos encontrem-se sempre em ordem para cada rodada da capela.

É o zelador que organizará a lista de famílias, mantendo a mesma sempre atualizada junto ao Apostolado e ordenando as visitas de forma que uma família possa passar a capela para outra, o zelador apenas acompanhará o processo, garantindo que a capela não fique esquecida em algum canto, estimulando suas famílias aos cuidados e respeito que esta devoção merece.

É ao zelador que cada família afiliada deve se reportar para apresentar qualquer situação, quer seja um problema ou sugestão para melhorias.

O zelador deverá manter-se vinculado ao Apostolado e reportar todas as situações que requerem intervenção.

Cabe ao zelador encaminhar os Temas Mensais às famílias afiliadas e transmitir comunicados e convites para encontros, missas, retiros e palestras.

É responsabilidade do zelador escolher e convidar auxiliares, dentro do seu grupo, que o ajudarão na organização de eventos, encontros e missas com a participação de todas as famílias, como forma de estimular o crescimento espiritual, a devoção Mariana e como oportunidade para a troca de experiências e testemunhos. 

Que por intercessão da Virgem de Guadalupe, Deus abençoe todos os zeladores, suas famílias e famílias afiliadas. 


Todos os dias sacerdotes rezam por todos os Afiliados da Capela Peregrina no
Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em Roma.